Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis. Ou seja, produzidas a partir de fontes naturais como cana de açúcar e óleo vegetal. Os dois principais biocombustíveis são o etanol e o biodiesel, obtidos a partir de diferentes fontes e processos.
Vantagens e desvantagens dos biocombustíveis:
1️⃣Custo: Os biocombustíveis têm o potencial para ser significativamente menos caro do que a gasolina e outros combustíveis fósseis. Isto ocorre em quando há muita procura por petróleo e "baixa" produção, tornando os biocombustíveis mais acessíveis.
2️⃣Renovabilidade: Leva um tempo muito longo para os combustíveis fósseis serem produzidos, mas os biocombustíveis são muito mais facilmente renováveis.
3️⃣Segurança: Os biocombustíveis podem ser produzidos localmente, o que diminui a dependência do país do mercado externo.
4️⃣Biocombustíveis são produzidos localmente, fábricas de biocombustíveis pode empregar centenas ou milhares de trabalhadores, criando novos postos de trabalho nas zonas rurais.
5️⃣Menor emissão de carbono: quando os biocombustíveis são queimados, eles produzem significativamente menos emissões de carbono e menos toxinas, tornando-os uma alternativa mais segura para preservar a qualidade atmosférica e menor poluição do ar.
Desvantagens:
1️⃣No caso do etanol seria necessário produzir muita cana de açúcar e milho voltando seu uso para os combustíveis e não para a alimentação, podendo causar escassez e aumento no preço dos alimentos. Também seria necessário um grande gasto de agua nas produções.
Sustentabilidade: O carbono utilizado na combustão dos biocombustíveis, como provem de matéria orgânica, ja estava presente no ciclo natural do carbono, diferentemente dos combustíveis fosseis, quando os utilizamos estamos adicionando a atmosfera um carbono não que estava no ciclo do carbono e isto agrava o efeito estufa e a poluição no planeta. Por estes motivos os biocombustíveis são considerados sustentáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário