quinta-feira, 16 de junho de 2016

Postagem 2 (diferença entre aterro sanitário e lixão)
lixao é um lugar onde são depositados inadequadamente resíduos  sem nenhum tipo de proteção ao solo, meio ambiente e saúde publica. Estes restos são acumulados a céu aberto favorecendo a proliferação de ratos e insetos que por conseqüência acaba por botar em risco a saúde da população, que que muitas vezes substancia liberadas por estes lixos contaminar o solo e a agua. 


Ja o aterro sanitário é aquele que se baseia em um projeto realizados por engenheiros, onde serão depositados resíduos sólidos à menor área possível e com o menor volume possível, cobrindo-os com uma  camada de terra na conclusão da jornada de trabalho. Deve ser impermeabilizado, ter a quantidade de lixo controlada e conhecer que tipos de resíduos que estão sendo depositados. Na maioria, os aterros sanitários são construídos em locais afastados das cidades para evitar mau cheiro e possibilidade de contaminação do solo e das águas.


* Chorume: é encontrado em ambas as formas de depositar lixo, porem no aterro sanitário este é ‘controlado’ e não vaza para o solo/lençóis freaticos. Trata-se de  uma substância líquida resultante do processo de apodrecimento da matérias orgânicas. Este líquido é viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos, alem de atrair moscas que também podem trazer doenças aos seres humanos.

Um comentário:

  1. Queridos! O post está objetivo e informativo e o vídeo inserido é muito relevante. Porém, senti falta de criticidade reflexiva sobre o tema. Beijos!

    ResponderExcluir